SP 11 94190-6079 / BA 71 99122-2465 [email protected]

Automação de marketing

Os processos bem-sucedidos de email marketing, geração de demanda e gerenciamento de leads dependem de uma estratégia estritamente alinhada com as necessidades e as expectativas do comprador em todas as fases do processo de compra.

Os profissionais de marketing estão aprimorando cada vez mais sua compreensão sobre como os dados podem impulsionar o fornecimento de interações significativas. Esse acesso a vastas fontes de informação que os profissionais de marketing estão aplicando para executar e atingir o marketing mais refinado não pode ser captado manualmente.

Os profissionais de marketing estão aproveitando o benefício da automação de marketing para refinar, direcionar e otimizar iniciativas de programas, incluindo personalização de conteúdo e automatização de comunicações. A tecnologia de automação de marketing permite que os profissionais de marketing melhorem seu conhecimento sobre o comportamento do comprador e compreendam o que acontece nas campanhas.

 

Gerenciamento de campanhas

Os profissionais de marketing analisam os programas de automação de marketing para suas campanhas. Campanhas de boas-vindas, campanhas de nurturing, lembretes de eventos. Tudo que você fizer estará organizado em torno dessas campanhas.

Às vezes, elas são simples e seguem um curso muito linear de ação. Mas os profissionais de marketing são criativos e conhecidos por pensar demais sobre as coisas de vez em quando. Quando isso acontece, temos de criar campanhas que tenham a capacidade de responder às atividades reais do cliente, não algumas séries de etapas limitadas e prescritas. Quando estiver analisando ferramentas de automação de marketing, considere tanto as campanhas simples quanto as mais sofisticadas. A tecnologia de marketing precisa oferecer suporte aos profissionais de marketing em seus trabalhos, e não fazer com que sintam que precisam voltar para a escola para estudar ciência da computação. Onde eles dependem mais do “faça você mesmo” do que da TI.

Um dos maiores equívocos sobre o mercado de automação é que você pode definir uma campanha e esquecê-la. Não é isso que você quer ouvir sobre uma ferramenta.
Alguma vez você já teve uma mudança do plano de marketing? Às vezes, isso acontece logo depois de você enviar o e-mail. Agora é hora de embaralhar e reconfigurar a sua campanha com outro e-mail e landing page. Certifique-se de que suas soluções possam apoiar esses cenários do mundo real. E lembre-se, o grau de loucura de marketing reativo que você tem que aturar pode variar.

Simplificando, você deseja chegar a este estado de euforia das operações de campanha:
• Projetar e executar facilmente campanhas sofisticadas.
• Medir os resultados.
• Mudá-los enquanto trabalha.
• Recomeçar com um clique.
• Tudo isso sem a ajuda da equipe de TI.

 

Targeting e segmentação

Outro componente fundamental de qualquer programa de automação de marketing é a facilidade com que você pode direcionar e segmentar seus prospects e clientes. Você precisa ser capaz de captar atividades e ações dos canais próprios, ganhos e pagos para segmentar as pessoas certas com a mensagem certa. Não desperdice seu tempo e seus recursos com pessoas que, baseadas em suas ações, nunca serão clientes.

Crie segmentos altamente segmentados e campanhas baseadas em dados do comprador, incluindo interações sociais, respostas de campanha, histórico de últimas compras e status de oportunidade ou quaisquer dados de terceiros. Isso permitirá que você identifique rapidamente clientes e prospects para não cometer esse erro terrível de enviar aos seus clientes uma mensagem destinada a prospects. Nada destrói mais a confiança dos clientes do que eles pensarem que você não sabe quem eles são.

Como um time de marketing que precisa agir como tal para fazer as coisas, suas ferramentas precisam se conectar com outras ferramentas para que você aproveite seus dados e apresente um conteúdo dinâmico dentro de e-mails, landing pages e formulários.
Este é o modo como o targeting e a designação bem sucedidos se parecem:
• Identificam rapidamente clientes e prospects.
• Segmentam e fornecem o alvo das campanhas.
• Personalizam e proporcionam conteúdo dentro do contexto.

 

Pontuação e gerenciamento de leads

Cada prospect que preencher um formulário no seu website ou blog é um lead. Todos nós queremos mais leads. Exceto aqueles que não queremos. De acordo com um estudo realizado pela Ascend2, 70% dos profissionais de marketing B2B citam a melhoria da qualidade dos leads como o objetivo mais importante de uma estratégia de geração de lead. E a melhor maneira de determinar essa qualidade é através do lead scoring. É por isso que você comprou — ou está considerando comprar — a automação de marketing.

Para que você possa transformar mais MQLs em SQLs.
Todos os sistemas têm lead scoring, mas qual é a flexibilidade deles? A maioria dos modelos de lead scoring é baseada em elementos de perfil de prospects e suas atividades on-line — ou Linguagem Corporal Digital — e nas respostas para suas campanhas. Alguns programas prendem seus modelos de lead scoring a uma única campanha. Um sistema mais flexível e sofisticado pode agregar a atividade de várias campanhas ao considerar um lead scoring. Pense sobre seu modelo de pontuação de lead antes de ser pego por um sistema que não suporte o que é importante para qualificar seus leads.

 

Plataforma aberta

Fala-se muito sobre ecossistemas abertos, e certamente falaremos mais sobre eles antes de terminarmos. É algo para oferecer uma longa lista de parceiros que podem ampliar os recursos da sua ferramenta de automação de marketing, mas certifique-se de que eles funcionam. Uma plataforma aberta significa que você pode encontrar o que deseja, adicionar em sua pilha e simplesmente fazer funcionar.
Pronta para instalar, como se costuma dizer. Não há nenhuma necessidade de enviar um ticket para o departamento de TI, ou mesmo uma caixa de biscoitos.
Ativação instantânea e funcionalidade imediata. Coloque em funcionamento de forma mais rápida e com um custo menor. O que mais poderia querer? Moldadas pela Apple e sua loja de aplicativos, a maioria das principais plataformas de marketing oferece acesso a ferramentas adicionais em sua própria loja de aplicativos de marketing. Certifique-se de entender como essas ferramentas se conectam às ferramentas sendo consideradas, incluindo a pilha completa.

Se o site tiver comentários, leia-os. E, enquanto estiver avaliando, pergunte sobre a facilidade de conectar esses aplicativos. Esse é o momento em que a versão demo pode inovar. Ou falhar. Peça referências aos clientes sobre seus aplicativos preferidos.
Você pode aprender muito.

%d blogueiros gostam disto: