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“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing, focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência bem definida – e finalmente, para levar o consumidor rentável, a tomar uma ação”.

 

“Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus clientes e público-alvo sem vender.”

 

Essa estratégia de marketing, menos invasiva, é proveniente da porta fechada pelo próprio usuário na hora de consumir conteúdo, já que cada vez mais, é o próprio consumidor que decide que tipos de produtos e serviços geram valor e atendem às suas necessidades.

Para entender o conceito do marketing de conteúdo, basta relembrar algumas ações de marcas que mantém seus blogs ativos, utilizando esse espaço como uma oportunidade para que os clientes que já consomem os produtos e serviços dessas marcas, possam saber informações mais aprofundadas sobre temas relacionados a esses produtos e serviços.

Mas a estratégia de marketing de conteúdo não é exatamente nova. Algumas marcas foram pioneiras na adoção dessa maneira de conquistar e reter clientes. Ainda no ano de 1900,a marca Michelin desenvolveu “O Guia Michelin”, que tinha como objetivo ajudar os motoristas com dicas de manutenção para seus veículos. Ou seja, muito antes de os computadores existirem, já se sabia da necessidade de o cliente contar com um cuidado e ajuda especiais por parte das empresas.

 

Por que aderir ao marketing de conteúdo?

Em números, a taxa de conversão de empresas que aderiram ao marketing de conteúdo é aproximadamente 6 vezes maior do que a taxa de conversão de empresas que não apostam nessa estratégia (2,9% vs. 0,5%).
Fonte: content.kapost.com

91% dos profissionais que trabalham com marketing B2B já usam o marketing de conteúdo como estratégia fixa em seus planejamentos.
Fonte: contentmarketinginstitute.com

Criando conteúdo de qualidade, você irá reunir uma audiência que está interessada não só em consumir essa comunicação, mas que também está propensa a compartilhar o conteúdo com seus amigos e colegas de trabalho. Assim, um ciclo de criação, consumo e compartilhamento é criado. O resultado? Um público altamente qualificado e leal à sua marca e ao que você produz. Isso vai além da ação de compra e venda. É um relacionamento, entre empresa e consumidor.

 

Como o marketing de conteúdo funciona no email marketing

Ao invés de substituir, o marketing de conteúdo agrega. Integrado às estratégias de comunicação em diferentes canais, ele alcança seu potencial máximo.

O grande benefício de integrar o marketing de conteúdo ao email marketing, é de incrementar a receita proveniente do email marketing, pensando em retenção e escalabilidade de clientes. De acordo com a B2B Marketing Insider, profissionais de marketing investem mais de 25% de sua verba disponível, em marketing de conteúdo – então, como integrar as estratégias já existentes, como a do email marketing, com um conteúdo mais relevante?

Basicamente, o email marketing deve servir como uma ponte que leva o cliente até o conteúdo desejado. Uma pesquisa feita pela Hubspot indicou que 92% das empresas que investiam em seus blogs com posts frequentes, conseguiam conquistar mais vendas e conversões.

 

Itens a serem considerados na criação de marketing de conteúdo

• A função do marketing de conteúdo, além de cumprir uma meta de vendas, é fazer com que as pessoas conheçam, gostem e confiem em uma marca.

• Pensando na utilização do marketing de conteúdo dentro do email marketing, o consumidor não está interessado em saber sobre as escolhas da marca sobre canais para distribuir o conteúdo. Ele quer consumir conteúdo de qualidade – para ele.

• Conteúdo qualificado + personalização = sucesso. Segundo um estudo feito pelo Custom Content Council, 61% dos consumidores pesquisados disseram se sentir mais atraídos a uma empresa que entrega conteúdo personalizado, e ainda, que isso os incentiva a realizar uma compra com essa empresa.

• Conteúdos incríveis não devem cair no esquecimento de uma timeline, ou do histórico de um blog. O email marketing servirá para enriquecer esse mesmo conteúdo a partir de diferentes abordagens.

• A caixa de entrada de emails é um ambiente extremamente pessoal para seu cliente. Ou seja, aí existe uma oportunidade de construção de um conteúdo, e ele deve ser digno ao local.

• De acordo com a Direct Marketing Association, o custo benefício do email marketing leva em conta um ROI de algo em torno de 4.300%. Isso não foi digitado errado, o email marketing é o canal que parte da conversa para a conversão.

• O assunto escolhido para envio do email marketing deve ser efetivo e bem pensado. Uma boa estratégia começa pelo título – afinal, é ele que vai decidir se o seu contato que recebe o email irá ou não abrir a mensagem.

 

Então podemos concluir que…

O marketing de conteúdo é um investimento obrigatório para qualquer empresa que tenha objetivos de venda alinhados com a prospecção e retenção de clientes. Isso deverá ser feito através de diferentes canais, mas não há maneira de fazer isso sem olhar para o consumidor e para o que ele de fato precisa, em termos de informação.

Grande porcentagem dos profissionais de marketing já está trabalhando a partir de números que mostram a eficiência em médio e longo prazo da estratégia de marketing de conteúdo tanto no email marketing quanto em outros canais, desde que todos os canais utilizados sejam rentáveis de verdade.

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